As empresas, especialmente as de grande porte e lidam com um grande volume de colaboradores, clientes e fornecedores, assim como os seus dados pessoais – não compartilháveis – certamente a preocupação com a segurança da informação é algo recorrente para você!

Contudo, é muito importante ter em mente que a segurança dos dados da sua empresa vai muito além dos aspectos digitais, também existem os aspectos físicos.

Mais precisamente, nos referiremos a segurança para acessar o espaço físico da sua empresa. Imagine que qualquer um pode acessar o seu prédio, isso é algo alarmante, certo? Essa pessoa pode não somente colocar em risco a segurança dos dados como também a de seus colaboradores, algo que resultaria em problemas ainda maiores e mais graves.

Curioso para saber mais sobre os aspectos físicos da segurança da informação? Continue lendo esse texto, falaremos mais sobre esse assunto com ênfase no acesso de indivíduos ao local da empresa.

Crachás de identificação e o acesso a sua empresa

O crachá de identificação, mesmo que não seja funcional – isso é, tenha uma função como bater o ponto ou mesmo servir como chave para liberar o acesso – tem uma função muito importante no dia a dia das empresas.

Ele é o responsável pela identificação do pessoal que trabalha diretamente com a empresa, ou seja, aqueles que fazem parte do quadro fixo. Também é importante para diferenciar esses profissionais daqueles que estão visitando a empresa, caso eles não possam ter acesso a áreas específicas.

Afinal de contas, indivíduos mal-intencionados podem utilizar a entrada de visitantes a sua empresa para ter acesso a áreas restritas, como salas arquivo em que os mesmos poderão ter acesso a documentos confidenciais sobre a sua empresa e também seus clientes.

Ademais, existe uma enorme importância na personalização dos mesmos uma vez que os colaboradores podem esquecê-los em praças de alimentação, balcões de lojas, dentre outras situações que incluam furtos.

Quando falamos em personalização nos referimos a impressão da foto do colaborador no próprio crachá e a diferenciação dos demais, como o de visitante que mencionamos acima.

Um incidente como esse pode colocar não só os dados da empresa, mas também a própria segurança patrimonial da empresa e colaboradores em jogo. Cabe a empresa tomar providências a fim de evitar fraudes no momento do acesso como o crachá de identificação.

Além disso, a presença de seguranças no momento do acesso também permite uma segunda fase de segurança onde será possível realmente conferir a identidade do funcionário frente as informações contidas no cartão de identificação.

Aspectos legais da imposição do uso do crachá

É comum pensar que não há legislação referente a imposição do uso do crachá, contudo, não é bem assim.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite que o empregador utilize de seu poder diretivo a fim de estabelecer políticas internas, dentre elas a obrigatoriedade do uso do crachá em todos os momentos que estiver nas dependências da empresa.

Inclusive, isso pode ser um termo contratual em que o funcionário já concorda no ato da contratação.

Também não existe uma previsão a respeito do modelo que deve ser utilizado, dessa forma, a própria empresa poderá esta estabelecer o que será exposto no crachá de identificação.

Apesar dessa liberdade, empresas que transportam ou manuseiam materiais e pessoas são obrigadas a empregar o uso de crachá pelo seu pessoal.

Razões pelas quais a sua empresa devem adotar o uso de crachá mesmo com a biometria.

Se mesmo com todo esse conteúdo a respeito da segurança de dados você ainda duvida que o crachá é uma boa abordagem para melhorar a segurança (como um todo) da sua empresa.

Primeiramente, vale ainda ressaltar que o crachá, para ser efetivo nos mais diversos setores empresariais, é necessário que tenha letra em tamanho legível, foto do funcionário e outros dados relevantes.

 Os crachás são extremamente leves e podem ter cordões personalizados para crachá que o prende por argolas, clipes, engates ou travas de segurança.

Agora, vamos ao porquê de utilizar o crachá em sua empresa:

  1. Solução em segurança relativamente barata

O cartão de identificação é algo extremamente barato comparado a outras soluções em segurança como a biometria. Não somente, ela permite que o indivíduo esteja identificado 100% do tempo, facilitando para que a equipe de segurança identifique possíveis intrusos.

  • Relações menos hierárquicas

Quando todos os funcionários portam o crachá, incluindo aqueles em posição de chefe, é muito mais fácil se sentir parte do tipo e vestir a camisa da empresa de forma efetiva.

  • Organização

Ao utilizar um crachá de identificação dentro da empresa, automaticamente fica impressa uma imagem muito mais profissional e organizada. É como se a própria empresa desse um aval de confiança para aquele funcionário, ganhando credibilidade e, inclusive, colocando a sua marca para que todos vejam.

  • Registro do ponto e ou acesso

Não somente para identificação, o crachá pode ser amplamente utilizado para outros fins como registrar o ponto ou liberar acesso a salas restritas, por exemplo. Basta adquirir crachás com tecnologias associadas, tais como identificação magnética.

É possível ver que o crachá pode se tornar um item de imensa importância na sua empresa. Seja associada a segurança patrimonial e da informação, como mencionamos acima, ou mesmo agregar inúmeras outras vantagens como o registro do ponto.

Quer saber o que mais o crachá pode fazer pela sua empresa? Entre em contato conosco e descubra!

Write A Comment