O crachá funcional é sua segurança

Quando falamos sobre segurança nas empresas a primeira imagem que bem em mente é de um segurança enorme na frente da empresa, contudo, existem inúmeras outras formas de garantir a segurança da sua empresa e uma delas é justamente o crachá funcional.

Em fato nenhuma empresa é obrigada a empregar o uso do crachá (continue lendo para descobrir qual é a exceção), contudo todos os colaboradores devem agradecer quando esse item é obrigatório.

Isso porque esse é uma poderosa ferramenta para que irá deixar tudo muito mais seguro e, não somente, também trará inúmeros outros benefícios para o ambiente de trabalho, algo que também falaremos mais à frente.

Curioso para saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto!

O cartão de identificação como uma ferramenta para a segurança

Imagine um ambiente de trabalho em que, literalmente, qualquer um consegue ter acesso ao prédio e percorrer os corredores livremente? Essa é uma perspectiva um pouco assustadora, certo?

Cenários como esse deixam tanto a própria empresa quanto os funcionários em uma situação de vulnerabilidade patrimonial. A empresa pode perder bens de estoque, por exemplo e os funcionários podem notar itens faltando de suas bolsas pessoais.

Contudo, essa é ainda uma situação – relativamente – otimista, em outros casos podemos ver tragédias como a que aconteceu recentemente em uma escola brasileira. São grandes acontecimentos que podem ser evitados com uma simples medida de segurança como o crachá funcional.

Você pode até se perguntar se sua empresa realmente precisa dessa abordagem a fim de proteger o seu patrimônio e também os seus colaboradores, contudo, continue lendo, vamos falar mais sobre os benefícios dessa abordagem.

Algumas empresas que devem fazer isso.

Para muitas empresas a implementação do crachá de identificação é uma opção, contudo, alguns segmentos devem realizar a implementação desse método de identificação como medidas de segurança do trabalho.

Nesse caso, empresas que trabalhem com transporte de grandes cargas com empilhadeiras, por exemplo, todos os operadores devem postar um cartão de identificação com fotografia em local visível, você encontrará essa informação na Norma Regulamentadora (NR) 11 do não mais existente Ministério do Trabalho.

Sendo assim, é sempre válido procurar informação sobre o tipo de atuação dentro da sua empresa que a legislação vigente exige alguma forma de identificação dos funcionários.

Caso a sua empresa não se enquadre nesse cenário, a adoção do crachá está totalmente dependente das políticas internas. De modo geral, qualquer empresa pode estabelecer regras para o uso de crachás e também sansões para o seu uso incorreto ou inapropriado.

Como o crachá pode aumentar a segurança da minha empresa

O primeiro ponto é que o crachá não é um item decorativo para que todos saibam o nome um do outro. A sua função está principalmente no controle de entrada, aumentando a segurança interna.

O que você está protegendo dentro do seu forte empresarial vai além de simples computadores e outros bens materiais. Talvez o bem mais precioso que a sua empresa possa ter é justamente os bens imateriais, as informações sobre clientes, gestão financeira, novos projetos que sua equipe esteja trabalhando, etc.

Nesse sentido, todo o cuidado é pouco! Você ainda pode rebater que qualquer um pode imprimir um cartão, contudo, não se você utilizar cartões magnéticos.

Estes são parte de um sistema de segurança que usam cartões como chave. Normalmente esse tipo de sistema tem como suporte catracas que, caso seja o cartão de um dos funcionários da sua empresa, liberará o acesso ao simples toque do cartão.

Não somente, esse tipo de sistema também pode ser implementado dentro da própria empresa a fim de garantir que pessoas não autorizadas em determinadas áreas não sejam capazes nem de abrir as portas.

Ainda, dentro das diversas opções que se tem no mercado, essa é uma das mais baratas e fáceis de aplicar. Outras opções são acesso por biometria, utilizando a impressão digital ou mesmo a íris do indivíduo ou ainda senha, mas uma combinação desse tipo pode facilmente acabar nas mãos de pessoas erradas.

Um cartão, diferente da senha, assim que sua falta for notada, seja pela perda ou furto do mesmo, é possível bloquear o acesso ao mesmo, garantindo que ninguém não autorizado tenha acesso a sua empresa.

Outros benefícios de se implementar o crachá funcional

O uso de um crachá funcional vai além da permissão de acesso, ele também traz inúmeros benefícios que podem ser aproveitados pela empresa:

  1. Controle de ponto

Ao procurar uma solução de ponto eletrônico para os funcionários, considerar o crachá funcional pode ser uma ótima saída para inúmeras soluções: saber se os seus funcionários estão cumprindo suas horas e também controlar o acesso ao prédio.

  • Divulgação da marca da empresa

Nunca se deve subestimar o alcance da sua marca, ele deve estar em tudo que tenha ligação com a sua empresa. Especialmente na hora do almoço, inúmeras pessoas irão ver a sua marca e podem até se questionar o que é.

  • Profissionalismo

Ter um crachá automaticamente dá um tom muito mais profissional aos seus funcionários, é como uma forma de aval que a empresa dá para que ele realize atividades em nome dela.

  • Valorização do profissional

O profissional se sente valorizado ao utilizar uma marca da empresa em seu pescoço. Não somente isso faz com que o mesmo se sinta parte de uma família, fazendo com que o mesmo vista a camisa da empresa.

Pronto para descobrir como o crachá pode melhorar a segurança da sua empresa e funcionários? Fale conosco e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Write A Comment